Tecnologia do Blogger.
RSS

Teoria das Janelas Partidas

O Espírito do Senhor está sobre mim pelo que me ungiu para anunciar as Boas Novas – Isaías 61:1a

 

 

TEORIA DAS JANELAS PARTIDAS

(Via Edith Agnes Schultz)

 

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o Prof. Phillip Zimbardo realizou uma experiência de psicologia social. Deixou duas viaturas abandonadas na via pública, duas viaturas idênticas, da mesma marca, modelo e até cor. Uma deixou em Bronx, na altura uma zona pobre e conflituosa de Nova York e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califórnia.

 

Duas viaturas idênticas abandonadas, dois bairros com populações muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada local.

 

Resultou que a viatura abandonada em Bronx começou a ser vandalizada em poucas horas. Perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rádio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitável e aquilo que não puderam levar, destruíram. Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto manteve-se intacta.

 

É comum atribuir à pobreza as causas de delito. Atribuição em que coincidem as posições ideológicas mais conservadoras, (da direita e da esquerda). Contudo, a experiência em questão não terminou aí. Quando a viatura abandonada em Bronx já estava desfeita e a de Palo Alto estava há uma semana impecável, os investigadores partiram um vidro do automóvel de Palo Alto.

 

O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo, a violência e o vandalismo reduziram o veículo ao mesmo estado que o do bairro pobre.

 

Por quê que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro, é capaz de disparar todo um processo delituoso?

 

Não se trata de pobreza. Evidentemente é algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relações sociais.

 

Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma idéia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação que vai quebrar os códigos de convivência, como de ausência de lei, de normas, de regras, como o "vale tudo". Cada novo ataque que a viatura sofre reafirma e multiplica essa idéia, até que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolável, desembocando numa violência irracional.

Em experiências posteriores (James Q. Wilson e George Kelling), desenvolveram a 'Teoria das Janelas Partidas', a mesma que de um ponto de vista criminalístico conclui que o delito é maior nas zonas on de o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores.

 

Se se parte um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.

 

Se se cometem 'pequenas faltas' (estacionar em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar-se um semáforo vermelho) e as mesmas não são sancionadas, então começam as faltas maiores e logo delitos cada vez mais graves. Se se permitem atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pessoas forem adultas.

 

Se os parques e outros espaços públicos deteriorados são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas (que deixa de sair das suas casas por temor a criminalidade) , estes mesmos espaços abandonados pelas pessoas são progressivamente ocupados pelos delinquentes.

 

A Teoria das Janelas Partidas foi aplicada pela primeira vez em meados da década de 80 no metrô de Nova York, o qual se havia convertido no ponto mais perigoso da cidade. Começou-se por combater as pequenas transgressões: grafites deteriorando o lugar, sujeira das estações, alcoolismo entre o público, evasões ao pagamento de passagem, pequenos roubos e desordens. Os resultados foram evidentes. Começando pelo pequeno conseguiu-se fazer do metrô um lugar seguro.

 

Posteriormente, em 1994, Rudolph Giuliani, prefeito de Nova York, baseado na Teoria das Janelas Partidas e na experiência do metrô, impulsionou uma política de 'Tolerância Zero'.

 

A estratégia consistia em criar comunidades limpas e ordenadas, não permitindo transgressões à Lei e às normas de convivência urbana. O resultado prático foi uma enorme redução de todos os índices criminais da cidade de Nova York.

 

A expressão 'Tolerância Zero' soa a uma espécie de solução autoritária e repressiva, mas o seu conceito principal é muito mais a prevenção e promoção de condições sociais de segurança. Não se trata de linchar o delinquente, nem da prepotência da polícia, de fato, a respeito dos abusos de autoridade deve também aplicar-se a tolerância zero.

 

Não é tolerância zero em relação à pessoa que comete o delito, mas tolerância zero em relação ao próprio delito. Trata-se de criar comunidades limpas, ordenadas, respeitosas da lei e dos códigos básicos da convivência social humana.

 

Essa é uma teoria interessante e pode ser comprovada em nossa vida diária, seja
em nosso bairro, na vila ou condomínio onde vivemos, não só em cidades grandes.

 

A tolerância zero colocou Nova York na lista das cidades seguras.

 

Esta teoria pode também explicar o que acontece aqui no Brasil com corrupção, impunidade, amoralidade, criminalidade, vandalismo, etc.

 

Pense nisso!

 

 

Mensagem encaminhada por Wanderley Pinheiro de Almeida  - 

Missionário de Jesus Cristo

Pastor e Capelão Evangélico -  Coordenador do Projeto Boas Novas

Anunciando Jesus até que Ele venha

Tels: 21.9959-80895 (vivo) / 98014-0108 (tim) / 98797-4272 (oi) / 96625-6712 (claro)

Whatsapp: 21.964237057 FACEBOOK / SKYPE: wanderley boasnovas

SITES: www.projetoboasnovas.net / www.colheita.net / www.missionarios.com

 

PROJETO BOAS NOVAS é um ministério cristão interdenominacional cujo propósito é anunciar o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ao maior número possível de pessoas nesta geração, com o objetivo de levá-las a fé pessoal no Deus Vivo, em obediência amorosa ao mandamento expresso na grande Comissão (Marcos 16:15 e Mateus 28:18-20). 

 

É liderado por Wanderley Almeida que, desde a sua conversão ao Evangelho em 26/Março/1978, tem dedicado sua vida à obra missionária, já tendo proclamado o Evangelho em centenas de cidades brasileiras nos diversos estados e no Distrito Federal.

 

Colaborou como obreiro voluntário em diversos programas promovidos pela OM (Operação Mobilização – Navio Doulos), Portas Abertas, Visão Mundial, Missão e Editora Betânia, MPC (Mocidade Pra Cristo) e Associação Evangelística Billy Graham.

 

Foi missionário da JoCum em Contagem (1982-1987) e no Rio de Janeiro (1987-1989), secretário executivo do Instituto Haggai (1989-1990) e professor no SEMITE/MVC (1989).  Atualmente seu ministério é filiado  a  Rede de Ministérios Colheita Internacional (Harvest World).

 

Conferencista com ampla experiência nas áreas de Missões, Evangelismo e Discipulado, é capelão evangélico diplomado pela UNIPAS e ministro do evangelho reconhecido por diversos conselhos de pastores e líderes entre os quais OMEBE, COMERJ, COMEJA, COMEN, CRIM, CNIPB, APEB e ALEBE. Congrega na Igreja Cristã Verbo no bairro da Taquara, no Rio de Janeiro

 

Participe deste ministério você também

 

Talvez  você pense que não tem nada que possa fazer, mas queremos te dizer que  você pode...

 

1 - DIVULGAR este ministério para seus contatos virtuais e pessoais, ajudando-nos a conseguir mais intercessores e mantenedores.

 

2 - CONVIDAR nossa equipe para divulgar nossos projetos e programas missionários em sua igreja local, através de fotos e vídeos, dando a todos os membros a oportunidade de conhecer, apoiar e participar do projeto.

 

3 – Ser um OBREIRO VOLUNTÁRIO – venha  evangelizar  ou usar suas habilidades profissionais em alguma área do projeto, Lembre-se que “a seara é grande e os ceifeiros são poucos”.

 

4 - Ser um INTERCESSOR – se colocando na brecha, “segurando as cordas” enquanto descemos ao fundo do poço para resgatar os perdidos. Ore por nossa vida, nosso ministério, nossa família, nossos obreiros voluntários, nossos mantenedores, pela igreja local, sua liderança e pelo povo da cidade.

 

5 – Ser um MANTENEDOR – nossos projetos são executados pela fé em obediência ao Senhor e todos os recursos empregados são de ofertas voluntárias de cristãos generosos e visionários que assim como nós crêem que “mais bem aventurada coisa é dar do que receber”.

 

Te convidamos a semear junto conosco neste ministério que não é nosso, mas do Corpo de Cristo, ofertando para o custeio da viagem e hospedagem de nossos missionários e profissionais voluntários, para a  compra de material evangelístico (folhetos, livretos, bíblias),  de donativos ( alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas e calçados, etc ) e custeio de nossas despesas operacionais (transporte, correio, locação de equipamentos, etc ).

 

Você pode contribuir financeiramente depositando sua oferta na CEF – Caixa Econômica Federal - para crédito na Agência 0205, OP 023, C/C 07800-3 nominal à Wanderley Pinheiro Oliveira de Almeida ou doando alimentos, roupas, brinquedos, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, livros e materiais escolares (Papel ofício, canetinhas, etc ).

 

Venha e junte-se a nós neste propósito de levar o evangelho a toda criatura, a tempo e fora de tempo, pois como está escrito:

 

” Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Formosos são os pés dos que anunciam as Boas Novas”. (Romanos 10:13-15)

 

Busque ao Senhor, pergunte a Ele qual é sua parte neste ministério e junte-se a nós. Você pode causar um significativo e duradouro impacto em centenas de vidas.

Você está convidado a participar no cumprimento da Grande Comissão. Você pode fazer um significativo, prolongado e crescente impacto para Jesus Cristo ajudando nosso ministério de evangelização.

SIM! Eu vou ajudar na evangelização através deste ministério e, para tornar isto possível, estarei:                                    (   ) Evangelizando nos eventos do Projeto. Envie-me mais informações.                                                                   (   ) Intercedendo por seu ministério e sustento.                                                                                                                (   ) Contribuindo com R$ ______________. (   ) ocasionalmente  (  ) mensalmente                                                   Estarei contribuindo através de:                                                                                                                                                   (   ) Cheque nominal e cruzado.    (   ) Depósito bancário na CEF Agência 0205, OP 023, C/C 07800-3.                     * Toda remessa deve ser nominal a Wanderley Pinheiro Oliveira de Almeida      Nome_____________________________________________________ Data nasctº. _______________    Endereço____________________________________________________________________________       Cidade _______________________________________ Estado_____ CEP_________________________           E-mail________________________________________ Telefones_______________________________

PARCERIAS MINISTERIAIS ESTRATÉGICAS

               

 

         

 

 

 

FAZER MISSÕES É ANDAR NO LIMITE

E  O  LIMITE DE DEUS  É  OS  CONFINS DA TERRA

 

Seu endereço de email chegou até a nós através de um amigo em comum, lista de discussão do Yahoo/Google ou das redes sociais do Orkut / Facebook e lhe incluímos em nossa rede de contatos, para desfrutar de nossa amizade e trocar mensagens de interesse comum.

 

Se você não quiser participar de nosso “mailing” solicite seu descadastramento simplesmente respondendo este email com a palavra remover na linha de assunto.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário