Tecnologia do Blogger.
RSS

Vigília e Sono

 

Vigília e Sono

Livro: Responsabilidade
Joanna de Ângelis e Divaldo Pereira Franco


A vida moderna, com todas as suas complexas engrenagens, exige do homem uma permanente vigília.

Trânsito e obrigações domésticas, cuidado com a saúde e atenção no trabalho, lazer e compromissos sociais, estudo e atividades extraclasse são alguns dos inumeráveis impositivos a que ele se vê submetido, a fim de crescer e desenvolver-se na comunidade.

Pressões psicológicas e econômicas geram ansiedades e produzem inquietações, impondo-lhe a vigilância dinâmica, de modo a evitar-se os desmandos, a queda nas depressões ou o desbordamento de paixões mais violentas.

O medo, que se generaliza, e as necessidades da defesa pessoal como dos bens, as incertezas sobre o futuro, numa hora de graves responsabilidades, necessitam da vigilância que bem oriente e equilibre, poupando-o à derrocada emocional e moral.

As conquistas tecnológicas de alto realce, por um lado, promovem o desenvolvimento das comunidades, todavia, as altas cargas de informações e recursos massificadores exigem que a vigilância resguarda a casa mental da criatura, evitando os desconcertos que já se generalizam.

Em toda parte, o homem ativo é concitado ao dinamismo, que somente a vigilância oferece com correção e harmonia.

Como conseqüência, nas pausas entre uma e outra atividade, diminui a tensão, e o corpo se amolenta, entorpecendo-se, em estados de sonolência e indisposição.

Dorme-se, então, nas conduções, nos teatros e cinemas, diante dos televisores ligados, em conferências e palestras, nos cultos religiosos, nas reuniões mediúnicas...

Resguarda-te do sono pernicioso, nos momentos de prece e reflexão, nos interregnos que dedicas às atividades de renovação emocional, cultural e espiritual.

Especificamente, nas realizações, espíritas, predispõe-te, pelo exercício mental, à vigília, de modo a evitar a intoxicação psíquica, que obnubila a lucidez e anula o programa de elevação a que te propões.

Repousa maior número de horas à véspera, como medida acautelatória; disciplina a vontade, fixando as idéias positivas e otimistas; faze uma pausa, quando possível, antes do trabalho a que te filias, no campo da mediunidade; acompanha as dissertações e diálogos com participação emocional e fraterna;treina a vigília, sem te entregares...

Lograrás êxito, se atenderes a algumas destas sugestões.

O sono, que te bloqueia a mente, durante as realizações espirituais, coloca-te ausente delas, embora ouças o que sucede, supondo-te presente às mesmas, no entanto, sem participação.

É indispensável a tua contribuição ativa.

Em alguns casos, este estado de anulação pelo sono resulta de interferência espirituais de que não te dás conta, numa planificação bem urdida para nefastos resultados a largo prazo.

Recorre, por fim, quando não logres, pessoalmente, a vigília, ao auxílio de algum companheiro, submetendo-te ao passe renovador, de utilidade inconteste.

No momento dos testemunhos de que Jesus nos deu soberanas lições, no Getsêmani, enquanto orava e suava sangue, não obstante houvesse solicitado aos discípulos que vigiassem o orassem, mais de uma vez que foi ter com eles, encontrou-os a dormir...

Vigília, portanto, em todas as horas, a fim de não tombares na tentação do sono injustificável e prejudicial.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário