Tecnologia do Blogger.
RSS

Os 7 boatos envolvendo Dilma Rousseff

 

 
 

13/08/2015 - Copyleft

Os 7 boatos envolvendo Dilma Rousseff

A desinformação e a falta de escrúpulos correram soltas nas redes sociais este ano e alimentaram o reacionarismo de nossa sociedade


Boatos.org (via Pragmatismo Político)
Jonas Pereira / Agência Senado

Em tempos de instabilidade política, notícias falsas sobre Dilma Rousseff têm se propagado com facilidade na internet. A seguir, confira a lista dos principais boatos envolvendo o nome da presidente do Brasil em 2015:
 
1 – Dilma vai confiscar dinheiro da poupança dos brasileiros
 
Esse boato nem é tão novo assim. Mas em 2015, ele foi citado diversas vezes. Na mais forte delas, no dia 18 de março, a história dava conta que o dinheiro seria retirado da poupança dos brasileiros. A história se espalhou logo após os protestos do dia 15 de março, mas como é possível ver não se concretizou.
 
2 – Dilma tentou suicídio no Palácio do Planalto
 
Na mesma semana em que pesquisas mostravam a queda da popularidade de Dilma Rousseff, uma história começou a circular online: a de que a presidente teria tentado se matar com um coquetel de remédios. A história era falsa, mas circulou pelo WhatsApp de forma tão forte que até Dilma acabou desmentindo essa.
 
3 – Dilma faz homenagens a Marco Archer
 
Um dos acontecimentos que mais chamou a atenção no início do ano foi a morte dos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia. Após isso acontecer, começou a circular na internet a informação de que Dilma teria decretado luto de três dias pela morte dele. Assim como a história do busto para Archer, ela era falsa. Leia mais sobre o boato.
 
4 – Se Dilma sofrer impeachment, não é o vice que assume
 
Nos primeiros seis meses do ano, muito se falou do impeachment de Dilma. No meio de toda a discussão, muita desinformação rolou pela internet. Uma delas dizia que não era o vice presidente (Michel Temer) que assumiria o poder no caso de Dilma cair. A informação não procede.
 
5 – Dilma jogou cabide na empregada Jane
 
A história de uma suposta agressão de Dilma à empregada havia circulado na internet na época das eleições de 2014. Porém, em 2015 ganhou força após ter sido publicada por Ricardo Noblat em sua coluna no jornal O Globo. Apesar disso, ficou comprovado que o colunista caiu no boato.
 
6 – Dilma aparece em imagem com Pablo Escobar
 
Desde o início do ano, circula na internet uma suposta foto de Dilma, a presidente da Argentina Cristina Kirchner, o falecido presidente argentino Nestor Kirchner e o traficante colombiano Pablo Escobar. Como muita gente compartilhou a história sem checar, saiba que nem Pablo Escobar nem Dilma são as pessoas da imagem.
 
7 – Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos
 
Uma história que circulou na internet em 2015 foi motivada por uma fala de Dilma durante o último debate antes das eleições em de 2014. No vídeo, Dilma dizia que a aposentadoria seria com 85 para mulher e 95 para homens. Ao contrário do que o vídeo apontava (e que circulou) o resultado seria a soma de tempo trabalhado e idade e não apenas idade. Neste ano, a Câmara aprovou a medida.
 
Se quiser ver mais sobre os boatos, acesse boatos.org



Créditos da foto: Jonas Pereira / Agência Senado
 


 

 

 


Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 2015.0.6086 / Banco de dados de vírus: 4392/10436 - Data de Lançamento: 08/14/15

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário