O Espírito do Senhor está sobre mim pelo que me ungiu para anunciar as Boas Novas Isaías 61.1ª
Jovens da IBC Palmeiras realizam Projeto Missionário no Vale do Jequitinhonha
Matéria publicada no “Expresso Mineiro” edição de agosto
Cristina Reis é psicóloga, professora e líder de um grupo de adolescentes da Igreja Batista Central do Palmeiras. Gabriele Florenzano é estudante de enfermagem e líder do grupo de jovens também da IBCP. Acompanhadas de Isabela Reis e Cíntia Hosken (integrante da JUBAM), lideraram um grupo de 12 adolescentes e jovens em uma viagem missionária, entre os dias 23 e 26 de julho, na cidade de Jacinto, Vale do Jequitinhonha.
A ideia nasceu do desejo das líderes em levar os jovens para conhecer uma realidade diferente da que estavam acostumados. Pediram ao pastor Daniel Ventura indicação de uma igreja com esse perfil e assim planejaram a viagem ao nordeste de Minas. Após 18 horas na estrada, o grupo de 15 pessoas chegou à cidade de Jacinto com meia tonelada de donativos e foram recebidos pelo pastor Dilenilson Reis, missionário da Convenção Batista Mineira.
Chegando a Jacinto o grupo contemplou um cenário desolador que os constrangeu nos três dias em que permaneceram na cidade.
Assim como a maioria dos municípios que compreendem o Vale do Jequitinhonha, a cidade de Jacinto é extremamente carente e necessitada de infraestrutura. Os trabalhos foram concentrados em dois pontos Jaguarão (distrito do município) e Bairro Novo. Ambos acolhem comunidades que sofrem com esgoto a céu aberto, sem água potável, ruas sem pavimentação, falta de energia elétrica, famílias chegam a ter oito filhos com rendas baixíssimas, prostituição infantil, trabalho escravo e tudo muito precário.
Além de todos estes problemas, a cidade vive sob forte influência do candomblé que é muito comum na região. Em cada esquina é possível encontrar esses terreiros e os praticantes dos rituais são facilmente identificados pela cabeça raspada. “Caminhando para convidar crianças para a igreja nos deparamos com uma senhora que também tinha a cabeça raspada e que ao nos ver, teve uma mudança brusca no comportamento como se estivesse incomodada com nossa presença, contudo frisou que se tivesse que pisar em alguma igreja seria a igreja do pastor Dilenilson”, contou Cristina.
Em uma das visitas, Cristina e Gabriele foram até a casa de uma família de membros da congregação que moram a cerca de 6km (ida e volta) de caminhada mato a dentro. Sob o sol escaldante a família percorre um longo trajeto para cultuar ao Senhor. Eles moram numa choupana, sem janela e luz elétrica, com teto de palha que em dias de chuva não oferece proteção, mas foi por meio desta família que outros começaram a ir à igreja.
O trabalho foi realizado primordialmente com crianças. Cerca de 100 delas participaram das atividades da EBF que contou com algodão doce, pintura no rosto, lembrancinhas, kits de higiene bucal, orientação de limpeza dos dentes e evangelismo. Várias crianças levantaram a mão abrindo os corações para Jesus.
A equipe também montou um bazar, onde os donativos foram organizados para distribuir entre as pessoas mais carentes. Previsto para abrir às 16h, tiveram que antecipar, pois duas horas antes, a fila já estava imensa e as pessoas ansiosas para retirar o que pudessem. A satisfação era grande. Alguns abraçavam o que tinham ganhado demonstrando gratidão e uma alegria que emocionou a equipe de jovens que não esperavam que ações tão simples poderiam desencadear tamanha felicidade.
A despedida foi algo que também emocionou os jovens e até o pastor Dilenilson foi tomado pelas lágrimas ao ver o grupo deixar a cidade após três dias muito abençoados. “Adolescentes nos abraçaram e disseram que queriam que morássemos ali, junto deles. Nosso pensamento depois da viagem foi de pesar. Desejo de fazer algo mais por aquelas crianças, oferecer a elas acompanhamento espiritual e social”, relatou Gabriele.
“Fiquei apaixonada com aquelas pessoas. Uma das moradoras fez contato comigo e disse que após nossa reflexão e orientação aos pais que participaram da programação, as mães já tinham manifestado o desejo de cuidar melhor das filhas”. Cristina Reis
“Nunca tinha participado de um projeto missionário e nem sabia o que ia encontrar, mas encontrei realidades tão diferentes que voltamos pensando em tudo. Mas algo que me marcou foi durante o bazar. Enquanto as pessoas pegavam seus donativos a expressão do rosto era algo muito forte. Víamos a alegria por se sentirem lembradas. Queremos fazer isso de novo. Poucas coisas causam uma alegria enorme na vida dessas pessoas”. Gabriele Florenzano
Cada iniciativa missionária voltada para essa imensa e necessitada região me incentiva a continuar na minha caminhada
Wanderley Pinheiro de Almeida
Missionário de Jesus Cristo e Capelão Evangélico
Coordenador do Projeto Boas Novas
Anunciando Jesus até que Ele venha
email:wanderley.boasnovas@gmail.com \ projetoboasnovas.net@gmail.com
facebook / skype: wanderley boasnovas \ site: www.projetoboasnovas.net (em construção)
Telefones:
21.3287-2795
21.98014-0108
21.98797-4272
PARCERIAS MINISTERIAIS ESTRATÉGICAS
FAZER MISSÕES É ANDAR NO LIMITE
E O LIMITE DE DEUS É OS CONFINS DA TERRA

































0 comentários:
Postar um comentário