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[MarcelllãO - MSB] ENC: LITURGIA DA PALAVRA - BAPTISMO DE JESUS - B

Boa leitura!

Tudo de bom,

Catequista Bruno Velasco.

De: John A. Nascimento
Enviada em: ‎06/‎01/‎2015 22:22
Para: ;
Assunto: Fw: LITURGIA DA PALAVRA - BAPTISMO DE JESUS - B

 

É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.

FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR -  ANO  B !  

           

                  (Domingo entre 9 e 13 de Janeiro)

 

              

        A Liturgia da Palavra da Festa do Baptismo do Senhor – B, que a Igreja celebra no domingo entre 9 e 13 de Janeiro, convida-nos a uma reflexão profunda sobre a Missão que o Pai manifesta sobre o Seu Filho :

        - "Este é o Meu Filho muito amado : n'Ele pus o meu enlevo".

           O Baptismo de Jesus no Jordão é um dos momentos essenciais na vida do Senhor : assinala o termo da vida de silêncio e obscuridade e inaugura o Seu ministério público, anunciando e preparando o Seu Baptismo «na morte».(Lc.12/50; Mc.10,38).

        A Vida Pública de Jesus é o início da História da Salvação no Novo Testamento

        A vida pública de Jesus surge assim enquadrada entre dois baptismos :

        - O Baptismo de penitência do Jordão, (que encerra, em potência, todo o itinerário que o Servo de Javé percorrerá para realizar a Sua obra), e aquele que  constituirá como vítima e pedra angular do mundo novo.

         - O Baptismo do Calvário, no qual o sangue e a água brotarão do Seu lado.(Jo.19,34 sgs.).

        Pelo Seu Baptismo, Jesus deseja :

        1)- Sujeitar-Se à vontade do Pai.(Mt.3,14 sgs.).

        2)- Colocar-Se humildemente, entre os pecadores, Ele que é o «Cordeiro de Deus» que vai tirar o pecado do mundo.(Jo.1,29).

        As duas primeiras Leituras são  comuns aos três Ciclos A, B e C., mas o Evangelho é próprio para cada Ciclo.

        A  1ª Leitura, do Livro do profeta Isaías,  exalta o Servo do Senhor, e diz  que a figura misteriosa do Servo do Senhor que, através dos séculos,  alimentou a fé de Israel, alcançará o seu pleno e absoluto  cumprimento em Jesus Cristo.

        - "Fui Eu o Senhor, quem te chamou, num propósito de salvação. Tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações".(1ª Leitura).

        Ele é o Servo, não só porque entra na linha dos grandes servos, como Moisés e os Profetas, mas sobretudo porque Ele foi o único que pôde propor a todos os homens um SIM filial e absoluto ao Pai.

        E o Baptismo no Jordão significa a Sua unção como Servo, como «Filho muito amado» e Salvador dos homens, que abençoará o Seu Povo, como aclama o Salmo Responsorial :

        - "O Senhor abençoará o Seu Povo na paz".

           A 2ª Leitura dos Actos dos Apóstolos, diz-nos que S. Pedro, em casa do centurião, proclama a Boa Notícia da Salvação e, o primeiro grupo de pagãos, aceite pela Fé a mensagem que lhes é dirigida, quebrados os laços do passado pelo arrependimento e recebido o Baptismo, entra na Igreja, que começa assim  a expandir-se para além das fronteiras do Judaísmo

        - "Foi essa a mensagem que enviou aos filhos de Israel, ao proclamar a Boa Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos".(2ª Leitura).

           A manifestação do Espírito Santo, que acompanha o Baptismo, é sinal de que junto de Deus não há discriminação de qualquer género, pois todos são chamados a incorporarem-se em Cristo pelo Baptismo, integrando-se na grande família de Deus.

        O Evangelho do Ano B é de S. Marcos e diz-nos que no Baptismo de Jesus no Jordão, o Espírito Santo está presente e operante.

        É Ele que consagra Jesus como Salvador de todos os homens e n'Ele nos faz reconhecer o «Filho dilecto» do Pai, descido do Céu, para realizar o Seu divino «serviço» de amor e redenção.

        - «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu(...) Eu baptizo-vos com água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». (Evangelho).

           No nosso Baptismo o Espírito Santo está também presente, pois é Ele que «gera no seio da fonte baptismal para uma nova vida os que crêem em Cristo e os reúne num só povo de Deus».(AG 15).

        Nas margens do rio Jordão, João Baptista prega a conversão dos pecadores  como meio para eles receberem o Reino de Deus que está próximo.

        Jesus entra na água, como todo o povo, para ser baptizado.

        Para os judeus, o Baptismo era um rito penitencial; por isso,  aproximavam-se dele, confessando os seus pecados.

        Entretanto, o que Jesus recebe não é só um Baptismo de penitência; a maifestação do Pai e do Espírito Santo, dão-lhe um significado preciso.

        Jesus é proclamado "Filho bem-amado" e sobre ele desce o Espírito que o investe  da missão de profeta (anúncio da mensagem de salvação), sacerdote (o único sacrifício agradável ao Pai), e rei (messias esperado como salvador).

        O baptismo-Sacramento, administrado pela Igreja, tem sido um problema  bastante debatido, não só pelo valor e eficácia para quem o recebe, como também pela sua oportunidade na sociedade actual.

       


[A mensagem original inteira não está incluída.]

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