"ESTIVE NU...." Uma Palavra sobre Capelania Assistencial
Por: Pr. Cpl. William Vicente Borges
"Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes... (Mateus 25 : 43)
Ministrando Capelania Assistencial este ano em uma Igreja do Rio de Janeiro, um dos Capelães em formação que já desempenha um projeto de Assistência já a 10 anos no Bairro onde reside foi surpreendido com a resolução da diretoria da sua Igreja que disse que a Igreja não poderia mais investir "naquela coisa" e que ele deveria parar com aquele trabalho. O fato é que a Igreja na verdade nunca investiu, as doações de roupas e alimentos eram voluntárias e em nada onerava a Igreja.
Lamentavelmente temos nos deparado com este enorme preconceito em ajudar os necessitados em muitas Igrejas, e em Igrejas com uma situação financeiras altamente privilegiadas. É muito comum a supervalorização do louvor na Igreja onde verbas imensas são usadas para instrumentos e equipamentos de som que a todo instante tem de ser atualizados (não sei por que) e para a construção, e construção de Igreja nunca tem fim. Mas quando o assunto é ter uma verba para o atendimento das necessidades das crianças da Igreja e da Assistência Capelânica Social é um Deus nos acuda. Um Capelão que estava levando mendigos para Igreja ouviu do seu Pastor Presidente que a Igreja não era lugar de tais pessoas. E vários mendigos deixaram as ruas e se tornaram cristãos reais com seu trabalho. Quando algumas Igrejas fazem festa paga-se milhares de reais para o cantor "não sei quem", isto é para se pensar e repensar. Vejam bem Capelães em formação, não estou dizendo que as deveriam acabar com a verba para a música mas sim equacionar e tornar a distribuição das verbas mais justa. Há tanto para uns e muito pouco para outros.
Desenvolvi por muitos tempo um trabalho de Capelania Assistencial com crianças carentes onde dávamos sopão para mais de 50 crianças abaixo da linha da pobreza, um dos trabalhos que desenvolvi mais apaixonantes e emocionantes. Muitas daquelas crianças hoje são servas de Deus e nem de longe estão perto daquela vida miserável que um dia viveram. Este trabalho deu origem a "MISSÃO EXERCITO DA VIDA" que eu fundei e que até hoje tem prestado um grande serviço social na cidade em que ele foi desenvolvido. Porém quanta resistência enfrentamos no inicio. Mas o bom Deus quer que a Igreja não esqueça dos necessitados. "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." (Tiago 1 : 27).
O que Tiago está dizendo é que o trabalho é Assistencial e Espiritual, quando uma Igreja só visa um dos lados ela está equivocada em sua missão.
Que trabalho social sistemático sua Igreja está desenvolvendo e quem está desenvolvendo? Que projetos a Igreja tem na área social e aonde ela quer implantar estes projetos. O Capelão Assistencial e ou social é a pessoa treinada para desenvolver tais projetos. Você!!!
Uma grande dificuldade que os Capelães Assistenciais tem encontrado é justamente o apoio da Igreja. Pois a Capelania Assistencial é a que mais demanda tempo, trabalho e verba. Mas não iremos desenvolver este trabalho por causa destes desafios?
A mentalidade da Igreja precisa mudar. Ela precisa deixar de olhar para seus umbigos e vaidades, muita gente querendo poder, mas fazer, poucos querem. Mas Capelães em formação, tenho ótimas noticias, existem muitos cristãos nas Igrejas que estão buscando uma liderança Capelânica para poderem trabalhar,, muitos estão sedentos de fazer e de contribuir e precisam de nós para guiá-los. Podemos ser surpreendidos como Elias que pensando estar sozinho obteve a revelação do Todo Poderoso que haviam sete mil em Israel que não haviam dobrado seus joelhos a Baal. "Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou." (I Reis 19 : 18).
Baal aqui representa o atual "status quo" de muitas Igrejas estagnadas em seus próprios desvarios não fazendo nada que Jesus disse para fazer e achando que estão no auge do sucesso.
Que Deus os oriente e que o Instituto Iktus de Cultura Bíblica está ao lado vocês para vos equiparem no que for necessário.
Deus vos abençoe
Pr. Cpl. William Vicente Borges
A 17 ANOS FORMANDO PROFETAS
CELULAR VIVO: (28) 9972-1713
SKYPE: WILLIAMIKTUS1
SITE: http://secretariaiktus.wix.com/iktuscultural
INVISTA EM SEU DESENVOLVIMENTO MINISTERIAL!
"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." (II Pedro 3 : 18)
Os Cursos do INSTITUTO IKTUS oferecem aos seus alunos inúmeras vantagens sobre os Cursos presenciais, sem perda de qualidade e/ou conteúdo.HORÁRIO: O aluno estuda quando quiser, respeitando o seu ritmo de aprendizagem estabelecendo a sua própria agenda e horários. O curso está disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana.
FLEXIBILIDADE: O aluno, de acordo com a sua necessidade, escolhe quais disciplinas quer começar a estudar.
BAIXO INVESTIMENTO: O investimento que o aluno fará pelo Curso completo fica próximo de apenas uma mensalidade de uma escola presencial.
RAPIDEZ: Uma vez que o aluno independe da estrutura de uma Escola convencional com classes e horários pré-definidos, ele pode concluir o seu curso com mais rapidez, de acordo com a sua disponibilidade de tempo e organização. Isso implica em diminuição de tempo para se obter uma formação de alto nível.
"Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!" (Números 11 : 29)







0 comentários:
Postar um comentário