Tecnologia do Blogger.
RSS

Lição 1-Definindo evangelismo e testemunho

 

 

Olha só: chegando pra você a primeira Lição do 2º trimestre de 2012.

O assunto geral do estudo deste próximo trimestre será: "Evangelismo e Testemunho"

A Lição 01 traz o título: "Definindo evangelismo e testemunho"

Tenha um ótimo estudo.

 

 

Sábado à tarde                

 

Ano Bíblico: 1Sm 28–31

 

 

VERSO PARA MEMORIZAR: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-­os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28: 19, 20, NVI).

 

 

Leituras da semana: At 4:33; 13:48; 1Jo 1:3; At 13:1-49; 22:2-21; 1Pe 3:15

 

 

Pensamento-chave: Se devemos estar envolvidos no cumprimento da grande comissão evangélica, precisamos entender o significado de “evangelismo” e “testemunho”.

 

 

Um empregado geralmente recebe a “descrição do trabalho”, uma explicação detalhada de seus deveres. A Bíblia também fala sobre uma “descrição do trabalho” para o povo de Deus. Em 1 Coríntios 15:58, o apóstolo Paulo exorta os cristãos de Corinto a ser “sempre abundantes na obra do Senhor”. Embora Paulo não tenha especificado a obra à qual ele estava se referindo, uma expressão semelhante é usada em 1 Coríntios 16:10, com respeito à obra do Senhor feita por Timóteo e Paulo, no evangelismo e testemunho sobre Jesus Cristo e o plano da salvação. Assim, a exortação de Paulo em 1 Coríntios 15 certamente inclui a obra de propagar o evangelho.

 

 

Nesta semana, estudaremos o real significado de evangelismo e testemunho. Em outras palavras, tentaremos descobrir nossa “descrição bíblica de trabalho”.

 

Domingo            

 

Ano Bíblico: 2Sm 1–4

 

O que é evangelismo?

 

 

Quando consideramos as atividades dos primeiros evangelistas, obtemos uma descrição clara do significado de evangelismo. Independentemente das principais diferenças entre o mundo deles e o nosso, ambos são pecaminosos, decaídos e arruinados, e por isso precisam de esperança e salvação. Mais de um século atrás, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, com um pouco de exagero (não foi por acaso que ele se tornou conhecido como “o filósofo do pessimismo”), expressou a condição humana desta forma: “Jamais viveu alguém que não tenha mais de uma vez desejado não ter que viver até o dia seguinte” (O Mundo como Vontade e Representação, p. 204). Pouca coisa mudou desde o tempo dos apóstolos, desde a época de Schopenhauer e durante os nossos dias. Assim, os principais pontos da pregação evangelística do primeiro século também devem ser os pontos principais da pregação de hoje.

 

 

1. Que temas específicos sobre os quais os discípulos pregavam devem ser incluí­dos nas apresentações evangelísticas atuais? At 4:33; 5:42; 2:36-39; 7:56; 13:48

 

 

Para ser um evangelista em todos os sentidos da palavra, é preciso ter compreensão e experiência pessoal em relação ao “evangelho eterno”. É esse evangelho que finalmente traz crença, confissão, conversão, batismo, discipulado e a promessa de vida eterna.

 

 

Os líderes judeus viram algo na ousadia dos apóstolos que os convenceu de que os apóstolos haviam estado com Jesus (At 4:13). Muito provavelmente os líderes tivessem chegado a essa conclusão porque se depararam com um grupo de homens que aparentemente não conseguiam falar sobre qualquer outra coisa, a não ser a vida e ensinamentos de Jesus. Evangelismo e testemunho certamente significam falar sobre a vida e ensinamentos de Jesus, sobre a diferença que isso tem feito na vida do cristão individual e sobre a diferença que Jesus pode fazer na vida de todos os que O aceitam como Senhor e Salvador.

 

 

É importante ver o evangelismo e o testemunho como um processo contínuo e não como um único programa ou evento. Uma parte vital do processo é seu estabelecimento e manutenção. A palavra perseveravam em Atos 2:42 indica um forte comprometimento dos novos cristãos com uma estratégia contínua para seu desenvolvimento espiritual. Evidentemente, a igreja primitiva considerava o evangelismo muito mais do que apenas pregar a mensagem. Para eles o processo evangelístico não estaria completo até que as pessoas se tornassem discípulas e tivessem sido completamente incorporadas ao grupo local de cristãos.

 

Segunda             

 

Ano Bíblico: 2Sm 5–7

 

O que é testemunho?

 

 

Uma testemunha é alguém que dá testemunho, alguém que testifica algo que sabe por experiência pessoal. O testemunho pessoal do cristão em relação à obra de Deus em sua vida pode ser muito poderoso. Certo dia, Jesus curou um homem possesso (Mc 5:1-19). Quando o homem curado quis seguir Jesus, o Senhor lhe disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você” (Mc 5:19, NVI).

 

 

Sem dúvida, o breve período de tempo que Jesus passou com esse homem foi insuficiente para treiná-lo na arte de ensinar ou pregar. Provavelmente ele tivesse sido instruído apenas nas verdades básicas do evangelho antes de ser orientado a “ir e anunciar”.

 

 

2. Qual é o assunto principal do testesmunho que devemos dar às pessoas? Como devemos nos preparar para essa missão? Mc 5:18-20; At 22:15, 16; 1Jo 1:3

 

 

Deus nos deu a responsabilidade de partilhar a maneira pela qual Ele mudou nossa vida, assim como Ele fez com o geraseno que havia sido possuído pelo demônio e com outros de Seus seguidores.

 

 

Testemunhar, ou seja, falar sobre a experiência pessoal com Deus, com a intenção de incentivar os outros a aceitar Cristo, não é necessariamente tão organizado ou tão intencional quanto o evangelismo pelo rádio, televisão ou por meio de uma cruzada evangelística. Ser uma testemunha pode ser uma experiência muito espontânea, visto que a oportunidade de compartilhar Jesus pode surgir em qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer pessoa. Devemos, portanto, estar sempre alerta para aproveitar as oportunidades de partilhar nosso conhecimento e experiência.

 

 

Quanto à relação entre testemunho e evangelismo, podemos dizer que cada um deles é uma estratégia essencialmente diferente para alcançar o objetivo de ganhar pessoas para Cristo. Testemunho é mais espontâneo e ocorre em curto prazo, enquanto o evangelismo tende a acontecer em longo prazo e de modo planejado. Por vezes, o evangelismo planejado é reforçado pelo testemunho pessoal dos envolvidos e, às vezes, o testemunho espontâneo leva as pessoas a um programa mais planejado. Seja como for, ambos são componentes vitais no processo geral. Quando partilhamos o que Jesus fez por nós, os que estão abertos à direção do Espírito Santo desejarão saber mais. Além disso, é muito mais fácil argumentar contra a sua doutrina, sua teologia e suas crenças. No entanto, não é tão fácil argumentar contra seu testemunho pessoal.

 

Terça    

 

Ano Bíblico: 2Sm 8–10

 

Evidência bíblica

 

 

Sem dúvida, os primeiros cristãos tiveram obstáculos a superar quando se comprometeram com a missão de espalhar a boa notícia sobre Jesus. Um dos obstáculos significativos teria sido o fato de que a maior parte deles não foi instruída nas escolas religiosas da época e, portanto, teriam recebido pouca ou nenhuma credibilidade aos olhos da igreja estabelecida.

 

 

Apesar de todos os obstáculos, os apóstolos e outros cristãos se sentiram fortemente chamados por Deus para continuar no evangelismo e testemunho. As bênçãos do perdão e da segurança que eles experimentaram pessoalmente os impeliram a partilhar. Testemunho foi o resultado natural da conversão.

 

 

3. Que trabalho o Espírito Santo chamou Barnabé e Saulo para fazer? At 13:1-49

 

A “Palavra de Deus” que foi pregada em todos os lugares certamente incluía as passagens messiânicas do Antigo Testamento. Os textos que previam a morte e a ressurreição do Salvador e, consequentemente, o perdão e justificação concedidos aos pecadores, foram apresentados como tendo sido cumpridos em Jesus de Nazaré.

 

 

O Novo Testamento revela claramente a mensagem que os primeiros cristãos se comprometeram a pregar e partilhar. Entre os principais pontos regularmente enfatizados estavam Jesus como Senhor e Cristo, salvação por meio de Sua justiça, o futuro reino de Deus e a promessa de vida eterna.

 

 

4. O que permitiu à igreja primitiva ter tanto sucesso evangelístico com os sacerdotes em Jerusalém? At 6:1-7 (especialmente os versos 4 e 7)

 

Muitas pessoas acreditaram em Jesus e O aceitaram como seu Salvador pessoal por causa do testemunho dos cristãos que partilharam sua experiência de mudança de vida e não simplesmente porque haviam observado eventos miraculosos.

 

 

Por mais poderosos e convincentes que fossem o testemunho e a demonstração desses primeiros evangelistas, essas pessoas constantemente se referiam às Escrituras. Ou seja, elas usavam a Bíblia para interpretar sua experiência. Você conhece bem a Bíblia? Você tem base bíblica suficiente para ser capaz de usá-la em seu testemunho?

 

Quarta

 

Ano Bíblico: 2Sm 11, 12

 

Contando nossa história

 

 

Como já foi afirmado, o mais poderoso testemunho que o cristão pode dar por Jesus é partilhar sua experiência pessoal. Isto é, devo partilhar o que Deus tem feito por mim e como Ele tem influenciado minha vida e experiência. Normalmente, um testemunho pessoal é expresso em três partes distintas: (1) Um breve relato da vida do cristão antes de aceitar Jesus como Salvador pessoal. (2) Uma explicação de como a pessoa conheceu o Senhor. (3) Uma declaração da experiência de vida desde que conheceu a Jesus.

 

 

5. No testemunho ao povo de Jerusalém, o que Paulo falou sobre sua vida antes de conhecer Jesus? At 22:3-5

 

 

6. Como ele conheceu o Senhor? At 22: 6-16

 

 

7. O que mudou na vida dele depois da conversão? At 22:17-21

 

 

Mesmo que você tenha sido criado em um lar cristão e não tenha vivido uma experiência de conversão dramática, você certamente teve um momento especial em que assumiu um compromisso pessoal com Jesus. Relembre sua experiência e tente escrever alguns pontos que ajudem a formar seu testemunho pessoal.

 

 

8. Comente com a classe: Como era minha vida antes de conhecer o Senhor (ou antes de assumir um compromisso com Ele)? Como conheci Jesus (ou o que influenciou minha decisão ao lado dEle)? Como ficou minha vida desde que aceitei Jesus como Salvador pessoal?

 

 

Um testemunho pessoal não deve ser uma longa e detalhada autobiografia. Mencionamos anteriormente que testemunho é um modo mais espontâneo de partilhar Jesus do que uma abordagem evangelística planejada. Os cristãos devem ser capazes de dar seu testemunho em um breve período de tempo, visto que não sabemos quando surgirá a oportunidade de falar de Cristo. Poderá ocorrer em vários lugares e momentos não planejados, como em um avião ou em um ponto de ônibus. Pode ser durante uma breve conversa telefônica. Em qualquer circunstância, devemos estar prontos e dispostos a falar sobre o que o Senhor fez por nós, as razões que temos para crer e a esperança que Deus oferece não apenas a nós, mas aos outros também.

 

Quinta

 

Ano Bíblico: 2Sm 13, 14

 

Nossa descrição de trabalho

 

 

9. Que experiência é necessária para um testemunho eficaz? De que maneira devemos testemunhar? 1Pe 3:15

 

 

Até agora, temos examinado evangelismo e testemunho de maneira suficiente para poder sugerir o que consideramos uma adequada descrição bíblica do nosso trabalho. Não precisamos criar uma definição de evangelismo e testemunho com a qual todos concordem em todos os detalhes, mas devemos nos certificar de que qualquer definição que aceitemos inclua os ingredientes essenciais da obra de compartilhar a verdade sobre Jesus e o que Ele oferece ao mundo.

 

 

10. Leia atentamente e depois responda: “Evangelismo é o processo de proclamar o evangelho de Jesus Cristo de maneira clara e persuasiva, de modo que as pessoas O aceitem como Salvador e O sigam como Senhor, para que se tornem discípulas e formadoras de discípulos.” Você concorda? O que você acrescentaria ou tiraria?

 

 

Embora a definição de uma tarefa não seja necessariamente uma descrição detalhada de trabalho, ela dá algumas orientações gerais. Com certeza, quando se trata de testemunhar, a situação individual e a própria experiência do cristão com Deus determinará a abordagem. No entanto, a compreensão do desejo de Deus de alcançar o mundo perdido por meio da igreja nos levará a considerar uma abordagem planejada para o testemunho e evangelismo.

 

 

O rápido crescimento da igreja primitiva foi devido, em grande parte, à convicção e empenho de seus membros. Por sua vez, isso estava fundamentado em sua experiência pessoal com Jesus e no derramamento especial do poder do Espírito Santo. Os ensinamentos de Jesus e a influência do Espírito Santo ainda são fundamentais e essenciais para todo testemunho e evangelismo.

 

 

“Milhares podem ser alcançados de modo mais simples e humilde. Os mais intelectuais, os que são considerados os homens e mulheres mais talentosos do mundo, são muitas vezes refrigerados pelas simples palavras de alguém que ama a Deus e que pode falar desse amor tão naturalmente como o mundano fala das coisas que mais profundamente o interessam. Muitas vezes, as palavras bem preparadas e ponderadas têm apenas pequena influência. Mas a verdadeira e honesta expressão de um filho ou filha de Deus, falada com natural simplicidade, tem poder para abrir a porta do coração que por muito tempo esteve fechado para Cristo e Seu amor” (Ellen G. White, O Colportor Evangelista, p. 38).

 

Sexta   

 

Ano Bíblico: 2Sm 15–17

 

Estudo adicional

 

 

Você está preparado para dar seu testemunho pessoal quando a oportunidade surgir? Separe um tempo para sentar calmamente e considerar as atividades da igreja nas quais você gosta de se envolver ou as áreas em que você gostaria de se envolver. Anote essas informações. Você pode estar interessado em áreas evangelísticas nas quais sua igreja não está atualmente envolvida. Anote essas áreas também.

 

 

Pense de que forma você pode se envolver em um ministério evangelístico de sua igreja. Se você já está envolvido em um ministério e deseja continuar, ore para que o Senhor continue a abençoar esse ministério. Se você não está envolvido, ore para que Deus revele a você onde Ele quer que você trabalhe para Ele.

 

 

Perguntas para reflexão

1. Na comissão evangélica de Mateus 28:19, 20, há quatro orientações: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar. As ordens para ir, batizar e ensinar são todas subordinadas ao imperativo que diz: “façam discípulos” (NVI). Considerando essa clara ênfase, comente o que significa ser discípulo e como os discípulos são formados.

2. Considere a seguinte citação e responda a questão: Como podemos nos tornar parte do canal de comunicação de Deus a um mundo perdido? “Para ser Seus representantes entre os homens, Cristo não escolheu anjos que nunca pecaram, mas seres humanos semelhantes em paixões àqueles a quem buscavam salvar. Cristo tomou sobre Si a humanidade, a fim de alcançar a humanidade. A Divindade necessitava da humanidade, pois era necessário tanto o divino como o humano para trazer salvação ao mundo. A Divindade necessitava da humanidade, a fim de que esta proporcionasse o meio de comunicação entre Deus e o homem” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 296).

3. Examine sua vida. Que tipo de exemplo você apresenta ao mundo? Como suas palavras, ações, roupas, comportamento e atitudes influenciam as pessoas ao seu redor? Em resumo, que tipo de testemunho você apresenta ao mundo, mesmo quando não está “testemunhando” ativamente? Em que áreas você pode melhorar?

 

 

Respostas sugestivas: 1. Jesus crucificado; ressurreição; arrependimento; perdão; batismo; Jesus como Senhor; intercessão no Céu; obediência; dom do Espírito. 2. Salvação: o que vimos e ouvimos; antes de testemunhar, precisamos ser batizados; buscamos incluir outros na comunhão com o Senhor. 3. Pregar o evangelho de cidade em cidade, anunciando a judeus e gentios a esperança em Cristo. 4. Prática da oração e dedicação ao ministério da Palavra. 5. Era judeu zeloso, instruído e perseguidor dos cristãos. 6. Jesus apareceu a ele no caminho de Damasco e transformou sua vida. 7. Deus Se revelou a ele e o chamou para pregar aos gentios. 8. Atividade para ser realizada em classe: Dê a cada aluno a oportunidade de comentar sua resposta. 9. Santificar Cristo, como Senhor, no coração; comunhão com Deus traz esperança e sabedoria para tocar o coração das pessoas. 10. Peça a opinião dos alunos a respeito dessa definição.

 

 

 

Grupo Maravilhoso Jesus

http://www.maravilhosojesus.com.br/

 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário