Tecnologia do Blogger.
RSS

Lição 13-Revestidos de Cristo

Revestidos de Cristo

 

Casa Publicadora Brasileira – Lição 1322011

 



Sábado à tarde

Ano Bíblico Sl 23–30

 

VERSO PARA MEMORIZAR: "Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne" (Rm 13:14, NVI).


Leitura para o estudo desta semana: Gl 3:26-29; Rm 6:1-6; Cl 3:1-10; Ef 4:22-24; 1Co 15:49-55; 2Co 5:1-4

 

Acaso, você já quebrou um ovo e o observou a resultante massa líquida disforme? Uma coisa que você nunca viu foi a massa se recompor e voltar a ser um ovo. A realidade não funciona dessa maneira. Uma lei fundamental do nosso mundo natural, pelo menos o nosso mundo caído, é que os objetos tendem à decadência e à desordem. O que fazem as coisas deixadas por si mesmas: Aumentam em energia, ordem e estrutura, ou decrescem, decaem e avançam para a desordem? A resposta é óbvia. Vemos isso ao nosso redor e mesmo em nós mesmos (nosso corpo envelhecido).


Um pouco de ciência pode explicar esse fenômeno, e você não precisa ser PhD em Física para observá-lo. Citando um texto de uma lição anterior, "e a Terra envelhecerá como um vestido" (Is 51:6). Em meio a tudo isso, temos o evangelho, o plano da salvação, cuja essência é restauração, ou seja, tomar o que está velho, quebrado e decaído, e fazê-lo novo. Nesta última semana do trimestre, focalizaremos algumas imagens de roupas especiais, mencionadas nas Escrituras, que nos revelam promessas de renovação e restauração.

 


 

Domingo

Ano Bíblico Sl 31–35

 

Herdeiros conforme a promessa

 

Uma das grandes lutas da igreja cristã, desde seus primórdios, uma luta que estava no coração da Reforma protestante (e que de algum modo continua hoje, mesmo em nossa igreja), trata da questão do evangelho, salvação, ou sobre a maneira pela qual somos salvos. Na igreja da Galácia, Paulo teve que tratar essa questão de maneira franca e direta, porque uma teologia falsa tinha penetrado na comunidade e ameaçado a integridade do próprio evangelho.

 

1. Qual é o principal ponto apresentado em Gálatas 3:26-29? (Note que a palavra grega traduzida como "revestistes" significa "estar vestido").


No verso 27, Paulo diz que todos aqueles que foram batizados "de Cristo [se revestiram"]. Embora todos fossem pecadores, seu pecado tinha sido afastado, os velhos trapos descartados e eles agora estão "revestidos", cobertos pela justiça de Jesus. Sua vida, perfeição e Seu caráter, podem ser reclamados como sendo deles mesmos. Todas as promessas da aliança se cumpriram em Jesus. Agora, revestidos de Cristo, eles podem reivindicar essas promessas como deles mesmos. São herdeiros da promessa, feita primeiramente a Abraão (Gn 12:2, 3), não por causa de status, gênero ou nacionalidade, mas apenas por meio da fé em Cristo.

 

2. Leia Romanos 6:1-6. Nesse texto, o que nos ajuda a compreender o significado de estar "revestido de Cristo"?


Estar revestido de Cristo é mais que uma reputação legal diante de Deus. Os cristãos são unidos com Cristo; são entregues a Ele; e, através dEle, estão sendo renovados, rejuvenescidos e restaurados. Cristãos que se recusam a mudar seus antigos caminhos, hábitos e estilo de vida, necessitam olhar no espelho, para ver do que estão realmente revestidos.

 

O que você está vestindo? O que você veste em público é diferente do que usa quando ninguém está (ou você pensa que não está) olhando? O que sua resposta diz sobre você?

 


 

Segunda

Ano Bíblico Sl 36–39


Nenhuma provisão para a carne

 

Apesar da teologia profunda e complicada de Paulo, ele pode também ser muito prático. Qualquer teologia ou versão do "evangelho" que focalize a salvação apenas em termos frios e legais erra o alvo. O Cristianismo é totalmente sobre Jesus, mas não de forma isolada. É sobre Jesus e o que Ele tem feito, através de Sua vida, morte e ministério sacerdotal, em favor de nossa raça caída. Não se trata de mudança em nossa condição legal diante de Deus; trata-se de mudança, renovação, novo nascimento em nós; é uma nova vida em Cristo.

 

3. Leia Romanos 13. Destaque os pontos práticos, diários, que Paulo apresenta para os cristãos.

A maior parte do capítulo trata do que, em muitas maneiras, poderia ser considerado bom cidadão e bom vizinho. É uma reiteração dos princípios da lei, culminando com as famosas palavras: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (v. 9).


Entretanto, nos versos 11-14, o tom muda um pouco. Paulo começa o capítulo falando a respeito de obediência a autoridades civis, e então muda para enfatizar a "demora" do tempo, com a ideia de que o tempo em que os romanos viviam tornava necessária a decisão de ter conduta mais séria. No fim do capítulo, temos a frase "revistam-se do Senhor Jesus Cristo" (v. 14, NVI), que utiliza a mesma raiz grega encontrada em Gálatas 3:27. Assim, os dois versos estão falando de coisas similares.


O contexto de Romanos 13 torna claro o que Paulo basicamente quer dizer. Os versos anteriores e o restante do verso, após a frase, mostram que estar revestido de Cristo significa viver uma vida de fé e obediência. A mesma raiz grega para "revestir" aparece também no verso 12, no contexto de ser revestidos com "as armas da luz". Cristo é a luz do mundo; aqueles que andam nEle não andam em trevas. Eles deixaram "as obras das trevas" e andam na luz. Qualquer que seja o significado de "estar revestido" de Cristo, isso certamente trata da construção do caráter, conduta, amar como Cristo amou e refletir Sua imagem. Em certo sentido, embora todas as coisas ao nosso redor tendam a ficar piores, os que estão revestidos de Cristo devem ser cada vez melhores (2Co 3:18).

 

Quão diferente sua vida seria se você estivesse plenamente revestido de Cristo e submisso a Ele? Você tem impedido que seu eu seja crucificado? Gostaria que Deus operasse esse milagre?

 


 

Terça

Ano Bíblico Sl 40–45


Despir e vestir

 

4. Leia Colossenses 3:1-10. Perceba que no verso 10, o verbo vestir é derivado da mesma forma verbal, "estar vestido", que estudamos anteriormente. Com isso em mente, como compreender a mensagem do texto?


Eruditos veem nesses versos, assim como em alguns outros que já analisamos, referências à ideia do batismo. (Onde nos textos você vê sinais disso?) Em termos inequívocos, novamente nos é mostrada a idea de renovação, regeneração, de algo feito melhor do que era antes. Também aqui, Paulo é muito claro em ligar o que experimentamos em Cristo agora com o que experimentaremos quando Ele voltar. Na verdade, nossa maneira de reagir à primeira vinda de Cristo decidirá o que nos acontecerá na Sua segunda vinda.

 

5. Leia Efésios 4:22-24 (sim, o verbo grego no verso 24 é vestir). Qual é o ponto que Paulo está abordando aqui?


Note o contraste entre o "velho homem" e o "novo homem". Em princípio, o "velho homem", o antigo "eu", morre (simbolizado pelo batismo) e um "novo homem", uma nova criatura em Cristo surge. Aqui, a ideia de estar "revestido" de Cristo ou do "novo homem" emerge no contexto do comportamento cristão. Leia os versos anteriores e posteriores. Estamos tratando da transformação do caráter, das ações, do ser moral inteiro de uma pessoa. Esse motivo ou ideia é recorrente. Como cristãos batizados, somos novas pessoas no Senhor. Estar revestido de Cristo não é uma metáfora para justificação apenas, para a justiça de Cristo cobrindo nossos pecados e nos dando uma nova posição diante de Deus. Estar revestido de Cristo significa igualmente ser uma nova pessoa, ou seja, ser "criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (v. 24).

 

Dê uma olhada nos versos de hoje, notando os mandamentos específicos sobre comportamento. Em quais áreas você necessita mudar? Se você está enfrentando lutas, por que não buscar alguém digno de confiança e pedir ajuda para viver melhor os princípios das Escrituras?

 


 

Quarta

Ano Bíblico Sl 46–50


Num piscar de olhos

 

Inquestionavelmente, estar alguém revestido de Cristo é ser uma nova pessoa em Jesus. É ser restaurado, pelo menos em alguma coisa, "segundo a imagem dAquele que o criou" (Cl 3:10). Incontável número de pessoas têm nascido e ainda hoje ostentam o testemunho da realidade do que o Senhor tem feito nelas e por elas. Muitos de nós, independentemente de nossas faltas, lutas e quedas, testemunhamos a realidade do que significa estar revestidos de Jesus.


Todavia, sejamos honestos: Se o que Cristo fez por nós findasse com esta vida aqui, no fim – quer estivéssemos revestidos de Cristo ou não – a sepultura ainda nos esperaria. Nesta vida, muitos têm sofrido bastante por Jesus e pela fé que abraçaram. Quaisquer que sejam as recompensas imediatas, o que são elas, em contraste com a verdadeira recompensa que nos aguarda na segunda vinda de Cristo?

 

6. Leia 1 Coríntios 15:49-55. Que grande esperança está presente nesse texto? Procure identificar as palavras que têm a mesma ideia de "revestir" ou "estar revestido".

Nos versos 53 e 54, o verbo (frequentemente traduzido como "vestido") é o mesmo que nós já vimos. Aqui, porém, o apóstolo o toma a um nível totalmente novo. Estar revestido de Cristo não significa apenas ostentar a imagem moral de Jesus, refletir Seu caráter e viver os princípios que Ele nos ensinou. Em outras palavras, não é apenas uma mudança legal ou moral. Também inclui uma radical mudança física. Nossa carne mortal, dolorida, ferida e agonizante, será revestida com o mesmo tipo de corpo imortal que Jesus teve ao ressurgir. Trata-se de uma mudança de vestimentas e de vestir um novo traje! Essa é a esperança reservada para nós, a última esperança que realmente torna valiosa nossa fé (1Co 15:12-19).

 

A maioria de nós (particularmente enquanto envelhecemos) compreende a fragilidade e instabilidade da carne, em nós mesmos ou nos outros. Tendo a esperança revelada nesses versos, o que o mundo poderia oferecer, para nos convencer de que vale a pena perder essas promessas?

 


 

Quinta

Ano Bíblico Sl 51–55


Nossa habitação celestial

 

7. Leia 2 Coríntios 5:1-4. O que Paulo diz nesse texto? Que esperança é novamente apresentada? Como a imagem de revestir se encaixa nela?

Enquanto estamos neste mundo, neste corpo, nesta "casa", estamos gemendo (uma palavra que também significa "suspirar profundamente"). Quem não tem gemido, enquanto está em sua "casa terrestre", que é nosso corpo atual? Estude o capítulo anterior (2Co 4), que fala das aflições que os seguidores de Jesus encontram em sua existência. Depois de ter falado sobre isso Paulo menciona o texto de hoje.


Evidentemente, gememos, sofremos e morremos. Mas essa não é a história completa. Temos a promessa de ser revestidos em "nossa habitação celestial".

 

8. Quais são as duas metáforas, ou imagens, que Paulo usa nesses versos, para descrever nossa presente situação e a esperança que nos aguarda?

Em alguns antigos escritos, a ideia de estar revestido era vista como similar a estar dentro de uma casa. As duas coisas são externas a nós e apresentam certa porção de proteção e cobertura (no tempo de Paulo, o nome da roupa usada pela classe pobre era derivado de uma palavra que significava "pequena casa"). Quaisquer que sejam as razões, Paulo usa diferentes imagens para contrastar duas ideias básicas: uma habitação terrestre, temporal, em contraste com uma habitação celestial e eterna; estar nu em contraste com estar vestido; mortalidade em contraste com a vida eterna em Cristo. No fim, todas essas metáforas estão falando a respeito da mesma coisa: a esperança que temos de que, por ocasião da volta de Jesus, seremos revestidos ou teremos corpo imortal. Em outras palavras, esses textos são outra maneira de expressar a promessa de vida eterna que temos em Jesus.

 

Pense a respeito da morte, que parece ser o fim de tudo. Sem esperança de alguma coisa além dela, que expectativa poderíamos ter? Enfatize as razões que temos para a esperança de que a morte não tem a palavra final. Partilhe seus argumentos com a classe.

 



Sexta

Ano Bíblico Sl 56–61


Estudo adicional

 

Leia de Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 662: "O Final e Glorioso Triunfo".

 

Todos serão uma família unida e feliz, revestida com as vestes de louvor e ações de graças – as vestes da justiça de Cristo. Toda a natureza, em sua incomparável formosura, oferecerá a Deus um tributo de louvor e adoração. O mundo será banhado com a luz do Céu. A luz da Lua será como a luz do Sol, e a luz do Sol será sete vezes maior do que é hoje. Os anos decorrerão na alegria. Sobre essa cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão proclamando: 'Não haverá mais pecado nem morte'" (Ap 21:4; Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM] 1989, p. 348).

 

Perguntas para reflexão
1. Frequentemente, as pessoas têm colocado muita esperança na ciência. Muitos a têm visto como o caminho único para o conhecimento da verdade e a única esperança para a humanidade. Enfatize por que essa é uma falsa esperança, especialmente no contexto das últimas lições. Que esperança pode a ciência nos oferecer para a morte, nosso maior problema?
2. Pense sobre a pergunta de Paulo em Romanos 7:24: "Quem me livrará do corpo desta morte?" (uma referência à punição a criminosos daquele tempo que tinham que levar um corpo morto amarrado a si mesmos). Que resposta temos acima de toda a sabedoria do mundo?
3. Enfatize o que significa estar "revestido" de Cristo, em termos de como devemos viver. Você reflete a realidade de Cristo nos hábitos, pensamentos e atitudes? Embora lute contra as tendências pecaminosas herdadas e cultivadas, que escolhas públicas e conscientes você pode fazer para viver como deveria?

 

Respostas sugestivas:
1: Pela fé, somos limpos do pecado e revestidos com Seu manto de justiça, e nos tornamos herdeiros das promessas.
2: Estar revestido de Cristo é morrer para o pecado e ser batizado; ressurgir para uma nova vida é vencer a velha vida.
3: Ser revestido de Cristo é amar a Deus, obedecer às autoridades, cumprir as obrigações e amar o próximo.
4: Pensar nas coisas do alto e praticá-las, deixando as coisas da Terra, significa se despir do velho homem de pecado e se revestir do novo.
5: Devemos nos despir do velho homem que se corrompe, ser renovados no pensamento e nos revestir do novo homem, justo e santo.
6: Os seres humanos corruptíveis e mortais serão revestidos de incorruptibilidade e imortalidade; não haverá pecado.
7: Neste mundo de pecado, fraqueza e morte, o ser humano se angustia e geme, esperando ser revestido pela vida.
8: Uma casa temporária na Terra em contraste com uma casa eterna nos Céus; e estar vestido em contraste com estar nu.

 



--
Grupo Maravilhoso Jesus


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Maravilhoso Jesus" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para maravilhoso-jesus@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para maravilhoso-jesus+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/maravilhoso-jesus?hl=pt-BR.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário